Page Nav

HIDE

Post/Page

Weather Location

Breaking News:

latest

Japão: mais de 170 mil fogem de enchentes após tempestade inédita atingir o país

Mais de 170 mil fogem de enchentes no Japão após temporal sem precedentes na história do país. Dezenas de milhares de pess...

inundação-japão






Mais de 170 mil fogem de enchentes no Japão após temporal sem precedentes na história do país.
Dezenas de milhares de pessoas foram ordenados a deixar casas em todo o Japão após o tufão tropical Etau atingir o país. Helicópteros militares resgatam residentes dos telhados de suas casas. As Chuvas torrenciais varreram o país pelo segundo dia consecutivo, o rio Kinugawa estourou através de uma barreira de inundação, e enviou uma parede de água como um tsunami rio abaixo, em Joso, cerca de 50 quilômetros a nordeste de Tóquio, informou a AP. Um serviço de trem-bala já teria sido parcialmente suspenso.

Japão: mais de 170 mil fogem de enchentes após tempestade com fúria inédita atingir o país

JOSO, Japão (Reuters) – Um temporal sem precedentes no Japão desencadeou enchentes enormes que arrancaram casas de suas fundações, derrubaram árvores e forçaram mais de 170 mil pessoas a fugirem de suas casas, nesta quinta-feira, dia 10 de setembro.
A resident is rescued by a rescue helicopter at a residential area flooded by the Kinugawa river, caused by typhoon Etau, in Joso, Ibaraki prefecture, Japan, in this photo taken by Kyodo September 10, 2015. One person was missing on Thursday as 90,000 people were ordered to evacuate after rivers burst their banks in cities north of Tokyo following days of heavy rain pummelling Japan, according to local media. Mandatory credit REUTERS/KyodoATTENTION EDITORS - FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. MANDATORY CREDIT. JAPAN OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN JAPAN. THIS IMAGE WAS PROCESSED BY REUTERS TO ENHANCE QUALITY, AN UNPROCESSED VERSION WILL BE PROVIDED SEPARATELY. TPX IMAGES OF THE DAY - RTSF0G
Um residente é resgatado por um helicóptero de resgate em uma área residencial inundada pelo rio Kinugawa, causada pelo tufão Etau, em Joso, Ibaraki, Japão, nesta foto tomada pela Kyodo 10 de setembro de 2015. © Kyodo / Reuters
Imagens de TV mostraram pessoas na cidade de Ibaraki, região de Joso, que fica às margens do rio Kinugawa ao norte de Tóquio, acenando desesperadamente com toalhas nos telhados, à espera de ajuda nos andares superiores de suas casas tragados nas pesadas inundações Alguns moradores pediram ajuda com a água na altura da cintura, informou a emissora nacional  do Japão, a NHK .
A chuva torrencial também está ameaçando a segurança na usina nuclear de Fukushima, fechada desde a catástrofe de 2011, uma vez que tem sobrecarregado as bombas de drenagem de tratamento de água contaminada do local, um porta-voz da operadora Tokyo Electric Power (TEPCO) disse.
Helicópteros sobrevoando bairros alagados e cheios de lama salvaram muitas pessoas dos telhados de suas casas. Duas pessoas estavam desaparecidas. Mais de uma dezena de pessoas foram feridas, incluindo uma mulher de 77 anos de idade, que quebrou a perna depois de cair em rajadas de vento, segundo a imprensa local.
A prevenção de desastres e preparação para condições meteorológicas extremas tem sido uma das principais prioridades do Japão desde o terremoto de 2011 e maremoto que deixou quase 20 mil mortos.   O governo vai permanecer unido e fazer o seu melhor para lidar com esse desastre … colocando como sua maior prioridade salvar a vida das pessoas“, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe.
Algumas áreas receberam em 48 horas o dobro da precipitação habitual do mês de setembro, após a tempestade tropical Etau passar pela ilha japonesa de Honshu. Em alguns lugares rios transbordaram por causa da chuva.

Mais de 800 mil pessoas foram aconselhadas em todo leste do Japão a desocupar suas casas, após autoridades emitirem alertas durante a madrugada de “uma chuva que acontece uma vez a cada 50 anos” para 5 milhões de pessoas em áreas a leste e norte de Tóquio informou a Reuters.
Parte de um hotel na cidade de Nikko, cujos antigos santuários e templos budistas estão listados como Património Mundial pela UNESCO, entrou em colapso, como informa a agência de notícias Kyodo. Não houve relatos de feridos. 
“Esta é uma escala de chuva que não tínhamos experimentado antes. Um grande perigo poderia ser iminente”, disse o meteorologista Takuya Deshimaru  em uma conferência de imprensa de emergência, de acordo com a AFP.
Na cidade de Tochigi de Kanuma, equipes de resgate estavam procurando por uma mulher de 63 anos de idade, que se acredita ter sido soterrada em deslizamentos de terra. Seu marido foi resgatado depois de sua casa ter sido destruída, a NHK informou.
japao-inundaçao-ibaraki
Foto: Em Joso inundações do Japão após o rio estourar suas margens devido às fortes chuvas – @ LPJ_Tokyo
O Japão colocou grande ênfase na prevenção de desastres desde um terremoto seguido de tsunami em 2011, que matou cerca de 20 mil pessoas, e autoridades buscam evitar críticas do que pode ser visto como uma resposta fraca.
O primeiro-ministro Shinzo Abe alertou sobre mais chuva e disse que estava preparando um centro de emergência. “O governo irá trabalhar junto para priorizar a segurança do povo e fazer nosso melhor para prevenir mais desastres”, disse.

Fontehttp://www.rt.com fonte brasil :www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário